quarta-feira, 28 de novembro de 2012

 Quer saber mais sobre o assunto?
 Li e recomendo os seguintes livros:


 
"BULLYING" é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento. Com uma proposta de "Educar para a Paz", a pesquisadora e educadora brasileira Cleo Fante, escreveu o livro "Fenômeno Bullying". Em uma edição revisada e atualizada por recentes pesquisas, o texto apresenta o "Bullying", como um fenômeno que vem sendo tema de preocupação e de interesse nos meios educacionais e sociais em todo o mundo. Embora ofereça um panorama mundial sobre o problema, Cleo Fante destaca a realidade vivida hoje no Brasil e apresenta um programa inédito e extremamente prático a ser aplicado nas escolas, que já vem sendo desenvolvido em alguns estabelecimentos de ensino, com sucesso. O livro "Fenômeno Bullying" tem como objetivo despertar autoridades educacionais, educadores, pais, alunos e a sociedade em geral para o assunto, muitas vezes encoberto nas escolas. Acreditando que uma nova geração, mais pacífica, é possível, o Programa Educar para a Paz é fundamentado em valores como a tolerância e a solidariedade, que devem ser estimulados entre os alunos, através do diálogo. O respeito e as relações de cooperação também precisam ser valorizados. Para isso é preciso que haja união e interesse de todos: direção da escola, professores e comunidade.

 FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 6 ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2011.
O livro  Bullying – O que você precisa saber é um material de orientação para o combate desta prática enraizada na cultura ocidental. Lélio Braga Calhau mostra que a saída, cada vez mais, é a construção de uma resposta conjunta da sociedade e do Estado, trazendo como liderança os educadores de todo o país.
Pontos de destaque da obra:
-Ampliação sobre os temas bullying escolar e ciberbullying.
- Inclusão de depoimentos de vítimas e decisões dos tribunais sobre casos de bullying.
-Em anexo, explicações sobre vários outros tipos de bullying.
-O leitor terá em mãos um material completo sobre o tema, com discussões atuais e inovadoras.
CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. 2 ed. Niterói, RJ: Impetus, 2010.
 
No livro Bullying na escola, o autor Josevaldo Araújo de Melo trata da violência escolar tipificada como bullying - agressão física e/ou psicológica, verbal, moral, sexual, material ou virtual, praticada por uma ou várias pessoas contra uma mesma vítima, por período prolongado de tempo, baseado na disparidade de poder, sem motivo aparente e que deixam sequelas permanentes. Disponibiliza um conteúdo introdutório sobre o bullying, dá subsídios para a identificação, prevenção e combate.
 
MELO, Josevaldo Araújo de. Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo. Recife: EDUPE, 2010.
  
Em Bullying - Mentes perigosas nas escolas, a autora Ana Beatriz Barbosa Silva faz uma investigação do problema e apresenta informações essencias aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para prevenir e combatê-la. É um livro indispensável para quem quer entender o perfil dos personagens do bullying: vítima, agressor e espectador.
 
 SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
 


Em seu livro Pedagogia da amizade o autor Gabriel Chalita chama a atenção de pais, professores e educadores para as sérias consequências do bullying, um problema crescente no mundo inteiro, proveniente da falta de amizade entre as pessoas, em especial entre as crianças em fase escolar.

Neste livro você encontrará histórias reais de sofrimento e de felicidade, exemplos de fracasso, mas também de sucesso. São histórias de dor e de superação usadas para ajudar a compreender a beleza da amizade como antídoto para o veneno social do bullying. Este livro é um chamado à reflexão sobre o papel de pais, mães, educadores e, sobretudo, dos amigos. Com esta leitura, pretendemos fomentar a crença nas pessoas e construir um mundo sem preconceitos, mais amigável e feliz.
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade. Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008.
 


 
 
 

A internet é um ótimo instrumento de comunicação, porém pode ser usada de forma indevida para prejudicar a imagem de alguém. O cyberbullying é o tipo de bullying praticado de forma virtual principalmente nas redes sociais (Orkut, Facebook, MSN etc.) são agressões que difamam, ridicularizam e denigrem as vítimas.
Segundo Calhau (2010) muitas pessoas estão sendo vítimas desse tipo de bullying, pois ele dá uma “falsa sensação” de impunidade aos agressores que geralmente não se identificam, ou seja, utilizam um perfil “fake” o que dificulta a apuração da autoria da agressão.
O cyberbullying é tão ou mais grave que os outros tipos de bullying, pois expõe a vítima ao mundo todo. Infelizmente a maioria das agressões são praticadas por pessoas próximas as vítimas, que frequentam o mesmo meio social: escola, trabalho etc.
Em geral as vítimas acabam se isolando, pois se sentem intimidadas, humilhadas, amedrontadas, ou seja, ficam inseguras, com baixa estima e algumas vezes acabam entrando em depressão ou cometendo atitudes extremas.
 
Referência: CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. 2 ed. Niterói, RJ: Impetus, 2010.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


 
Bullying é uma palavra utilizada para descrever comportamentos agressivos, sejam eles verbais, psicológicos ou físicos que acontecem de forma intencional e repetitiva. É um termo relativamente novo empregado para designar comportamentos que sempre existiram, mas que apenas recentemente começaram a ser estudados. É um fenômeno que está presente em todas as áreas e ultimamente vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade de forma geral, e na escola de forma específica.