quarta-feira, 28 de novembro de 2012


A internet é um ótimo instrumento de comunicação, porém pode ser usada de forma indevida para prejudicar a imagem de alguém. O cyberbullying é o tipo de bullying praticado de forma virtual principalmente nas redes sociais (Orkut, Facebook, MSN etc.) são agressões que difamam, ridicularizam e denigrem as vítimas.
Segundo Calhau (2010) muitas pessoas estão sendo vítimas desse tipo de bullying, pois ele dá uma “falsa sensação” de impunidade aos agressores que geralmente não se identificam, ou seja, utilizam um perfil “fake” o que dificulta a apuração da autoria da agressão.
O cyberbullying é tão ou mais grave que os outros tipos de bullying, pois expõe a vítima ao mundo todo. Infelizmente a maioria das agressões são praticadas por pessoas próximas as vítimas, que frequentam o mesmo meio social: escola, trabalho etc.
Em geral as vítimas acabam se isolando, pois se sentem intimidadas, humilhadas, amedrontadas, ou seja, ficam inseguras, com baixa estima e algumas vezes acabam entrando em depressão ou cometendo atitudes extremas.
 
Referência: CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber: identificação, prevenção e repressão. 2 ed. Niterói, RJ: Impetus, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário