quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PERSONAGENS DO BULLYING
 
 Os personagens do bullying são as pessoas envolvidas de alguma forma com este fenômeno. São sujeitos que apresentam características diferenciadas. Diante disso Silva (2010) apresenta e caracteriza detalhadamente cada um desses sujeitos. São eles: os agressores, as vítimas e os espectadores.
Conforme Silva (2010) os agressores podem ser de ambos os sexos, agir sozinho ou em grupo, a maioria possuem um poder de liderança que em geral, é obtido ou legitimado através da força física ou de assédio psicológico. A personalidade do agressor é marcada por traços de desrespeito e maldade, eles agem sempre com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. A autora ressalta que o agressor não sente afeto pelo outro, nem culpa pelos seus atos tampouco remorso. Segundo Chalita (2008) “O autor do bullying reconhece que é errada a violência exercida contra a vítima. Tanto que o faz de maneira camuflada, para não ser descoberto e não sofrer as sanções” (p. 224).  Para Silva (2010):
 
É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente sempre produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados (p.21).
              A autora destaca ainda que o abuso de poder, a intimidação e a prepotência são algumas das estratégias adotadas pelos praticantes de bullying (os bullies) para impor sua autoridade e manter suas vítimas sob total domínio.
As vítimas são os alvos das agressões do bullying. Geralmente são aqueles alunos considerados diferentes da maioria, ou seja, possuem características que fogem do padrão imposto por um determinado grupo. São classificadas em três categorias: típica, provocadora e agressora.
Sobre as vítimas típicas Silva (2010) destaca:
 
As vítimas típicas são os alunos que apresentam pouca habilidade de socialização. Em geral, são tímidas ou reservadas, e não conseguem reagir aos comportamentos agressivos dirigidos contra elas. Normalmente são frágeis fisicamente ou apresentam alguma “marca” que as diferencia da maioria dos outros alunos: são gordinhas ou magras demais, altas ou baixas demais, usam óculos, são deficientes físicos entre outras características e geralmente os motivos (sempre injustificáveis) são os mais banais possíveis (p.37; 38).
             As vítimas provocadoras segundo Silva (2010) “são aquelas capazes de insuflar em seus colegas reações agressivas contra si mesmas. No entanto, não conseguem responder aos revides de forma satisfatória” (p.40), enquanto as agressoras “reproduz os maus-tratos sofridos como forma de compensação, ou seja, ela procura outra vítima ainda mais frágil e vulnerável, e comete contra esta todas as agressões sofridas” (p.42).
Diante da apresentação detalhada de cada tipo de vítima constatamos que a maioria são as vítimas típicas, ou seja, aquelas consideradas “diferentes”, frágeis e pouco sociáveis, e em decorrência disso são os alvos preferidos pelos agressores, pois são consideradas segundo Fante (2011) “presas fáceis”.
Além dos agressores e das vítimas, há também os espectadores que são a maior parte dos envolvidos com o bullying. Eles estão divididos por Silva (2010) em três diferentes grupos: passivos, ativos e neutros.
Os espectadores passivos em geral assumem essa postura por medo de acabar se tornando a próxima vítima. Eles não concordam e até repelem as atitudes dos bullies, no entanto ao presenciar situações de agressões, não denunciam ou tomam qualquer atitude em defesa das vítimas por temerem sofrer represálias (Id.).
Os espectadores ativos segundo a autora “são aqueles alunos que não se envolvem diretamente, mas apesar de não participarem ativamente dos ataques contra as vítimas, manifestam “apoio moral” aos agressores, com risadas e palavras de incentivo” (p.46).
Os espectadores neutros são acometidos por uma “anestesia emocional”, ou seja, não demonstram sensibilidade pelas ações de bullying que presenciam isso é decorrente do próprio contexto social no qual estão inseridos como lares desestruturados, por exemplo, (Id.).  Fante (2011) salienta que o aluno que presencia o bullying, porém não o sofre nem o pratica, representa a grande maioria dos alunos que convive com o problema e por temer se transformar em novo alvo para o agressor, acaba adotando a lei do silêncio.
Silva (2010) ressalta que, “identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas  e as famílias dos envolvidos, possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying” (p. 14).
  
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade. Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008.
 
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 6 ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2011.
 
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
 

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