domingo, 2 de dezembro de 2012


 
Segundo Fante (2011) no mundo existem várias denominações para o bullying, na França, o denominam de harcèlement quotidién, na Itália, de prepotenza ou bullismo; no Japão, é conhecido como yjime; na Alemanha, como agressionen unter shülern; na Espanha de acoso y amenaza entre escolares; em Portugal, como maus-tratos entre pares e no Brasil como não temos uma palavra própria para definir o termo adotamos o que é empregado na maioria dos países: bullying.
De acordo com a autora, bullying é uma palavra de origem inglesa que é adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão. Numa abordagem etimológica a palavra bullying “é um verbo derivado do adjetivo inglês bully, que significa valentão, tirano” (CHALITA, 2008, p. 81).
Segundo Melo (2010, p. 19) “entendemos por bullying o comportamento intencional, logo, premeditado, sistematizado, planejado, articulado de forma repetitiva de agressão verbal, psicológica ou física, adotado, sobretudo, no âmbito escolar ou externo à escola”.
 
CHALITA, Gabriel. Pedagogia da amizade. Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores. São Paulo: Gente, 2008.
 
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 6 ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2011.
 
MELO, Josevaldo Araújo de. Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo. Recife: EDUPE, 2010.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário